Calçados e bem-estar físico: qual a relação?
Neste artigo:
Se tem uma coisa que não dá para negar é o quanto os calçados são aliados no nosso dia a dia, afinal, além de proteger nossos pés e conduzir nossos passos, são eles que proporcionam uma caminhada mais confortável e estilosa, seja para trabalhar, ir à faculdade, viajar, curtir com as amigas ou dançar muito nas festas e shows.
Mas, para que esses companheiros consigam, realmente, garantir uma rotina confortável e, principalmente, contribuir para o nosso bem-estar físico, é muito importante que a gente se atente a alguns fatores. Quer descobrir quais são eles? Então, está no lugar certo!
Siga com a leitura e acompanhe o blogpost que nós, do blog Universo Bubblê, preparamos para você.
Calçados e bem-estar físico: 5 pontos que merecem atenção
Ajuste nos pés:
Sapatos apertados podem ser um verdadeiro pesadelo para seus pés.
Afinal, podem causar calosidades, joanetes e unhas encravadas, além de deixar você com dores crônicas.
O segredo é escolher calçados que tenham o tamanho certo e um pouco de espaço para os dedos se mexerem.
Materiais:
Sapatos de materiais sintéticos são conhecidos por deixar os pés abafados, o que pode causar suor excessivo e até infecções.
O mais indicado é optar por calçados feitos de materiais naturais, como as sandálias e botas em couro, que ajudam na ventilação e mantêm seus pézinhos mais secos e confortáveis.
Estilo do salto:
Por mais elegantes que pareçam, os saltos muito altos e finos, principalmente se utilizados com frequência, podem causar dores nas costas e pernas e aumentar o risco de entorses. Aqui, a dica é reservar esses sapatos para ocasiões especiais e escolher saltos mais baixos e confortáveis para o dia a dia.
Tipos de solados:
Solados duros são péssimos para o conforto, pois não absorvem o impacto dos passos e podem causar desconforto.
Opte por calçados com solados macios e flexíveis que proporcionam melhor amortecimento e conforto durante o uso.
Calçados e bem-estar físico: qual a relação?
Menos riscos de lesões:
As sandálias com base mais larguinha, palmilhas macias, solado antiderrapante, fecho em fivela e amplo suporte, como as da Universo Bubblê, não apertam os pés e nem causam atrito excessivo, ajudando a evitar quedas e escorregões.
Suporte
Sapatos de salto muito alto e fino, assim como mules e chinelinhos, não são projetados para oferecer o suporte necessário aos pés, por isso, o aconselhável é usá-los esporadicamente.
Para o dia a dia, procure optar por pares com palmilhas macias e base mais ampla, como as flats, peep toes e sandálias da Bubblê, que se adaptam ao formato dos seus pés e garantem uma distribuição equilibrada do peso corporal.
Na prática, esse suporte adequado ajuda na melhora da postura e também alivia a pressão nos pontos de apoio do pé (como a sola e o calcanhar).
Menos dores
Se você sente muitas dores nas pernas, pés ou tornozelo, um caminho para tentar amenizá-las é buscar por calçados confortáveis, com solados flexíveis, saltos baixinhos ou blocados.
Esses pares absorvem melhor o impacto ao caminhar, reduzem a pressão sobre as articulações e, como resultado, minimizam as sensações de desconforto.
Melhora da circulação sanguínea
Os sapatos muito apertados, além de causarem desconforto, também podem comprometer a circulação sanguínea, provocando inchaço, formigamentos ou até problemas mais graves, como a má circulação.
Por isso, o mais indicado é priorizar os calçados confortáveis e mais larguinhos, que permitem que os dedos se movimentam livremente e ajudam na prevenção de condições como varizes e edemas.
Prevenção de problemas podológicos
Alguns problemas como tendinite, fascite plantar ou esporão calcâneo são mais comuns em mulheres que utilizam calçados desconfortáveis e inadequados por longos períodos.
O uso de calçados confortáveis ajuda a reduzir a pressão e o estresse nas estruturas do pé, ajudando a evitar essas condições.
Nós, da Bubblê, acreditamos que conforto e estilo não têm idade. Por isso, desenvolvemos calçados para todas as faixas-etárias, sempre priorizando o bem-estar e a versatilidade.
Além disso, nossas sandálias têm bases mais largas e mais altas, justamente para acomodar pés mais altos e gordinhos, incluindo aqueles com joanetes e calos.
Que tal experimentar a sensação de calçados que abraçam seus pés e não causam nenhum incômodo, mesmo após horas de uso?
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Bubblê | calçados e bolsas em couro (@universobubble.com.br)
Aceite nosso convite, visite o site da Bubblê e surpreenda-se com nossa diversidade de calçados em couro nobre, com fechamento prático, solado de borracha, palmilhas macias e durabilidade garantida, especialmente desenvolvidos para tornar sua rotina mais confortável e prazerosa, sem etarismos!
Gostou das nossas dicas?
Tem alguma sugestão de temas ou truques adicionais para compartilhar?
Fique à vontade para conversar com a gente nos comentários.
Você é sempre muito bem-vinda em todos os nossos canais de comunicação!